Palestras



OAB Hortolândia promove Palestra sobre Tribunal do Júri.


A OAB Hortolândia promoveu no dia 21 de maio, a Palestra sobre o Tribunal do Júri na casa do Advogado, sede da entidade no Remanso Campineiro. O expositor convidado foi o advogado Waldiner Alves da Silva, Especialista em Tribunal do Júri, Mestre em Direito Penal, professor de Direito Penal e de Processo Penal. Com uma experiência de mais de 440 plenários (julgamento no tribunal do júri) ao longo de seus trinta e três anos de carreira, o professor expôs na prática, a dinâmica de um julgamento em plenário.

Dr. Waldiner abordou diversos aspectos e peculiaridades do direito penal como a importância do Júri para a sociedade, a necessidade social da operação da advocacia, a questão dialética da legitima defesa, a postura do advogado frente o desafio de conduzir um processo no plenário do Júri, entre outros apontamentos técnicos e filosóficos no exercício da advocacia no Brasil.

Segundo o palestrante, a importância de uma palestra como essa para a sociedade é primordial. “É por onde a população passa a participar, pelo menos um pouco, daquilo que acontece na Justiça. Através do tribunal do júri é que a população tem acesso à justiça, por onde muitas vezes, a própria justiça impede a população de saber o que acontece lá dentro”.

Dr Waldiner afirma que atividades como essas ajudam a conscientizar advogados e à sociedade, e diz também que deveria conscientizar o Poder Judiciário e o Ministério Público, que fazem do exercício da justiça um monopólio do Estado, “tem que ter tranqüilidade para julgar os processos”.Alves conclui dizendo que a advocacia sempre foi e será necessário na história da humanidade. Por isso deve intervir para que não haja excessos e nem injustiças.

Para o Dr Luis Leite Camargo, presidente da Subseção da OAB Hortolândia, a palestra cumpriu o objetivo que foi levar um pouco da cultura jurídica do tribunal do Júri ao conjunto dos advogados, militantes ou não da área. De acordo com Camargo, trata-se de uma coisa nova para Hortolândia, isso porque, segundo o dirigente da OAB, está sendo implementado o Tribunal do Júri na cidade.

Camargo informa ainda que desde o ano passado o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que todos os crimes cometidos contra a vida no município de Hortolândia serão submetidos ao julgamento em Hortolândia e não mais no tribunal de Sumaré. “Nós precisamos preparar bem nossos advogados para que eles não venham sofrer derrotas por falta de conhecimento. O objetivo da a OAB é preparar bem os advogados” destaca Camargo.

 

Fonte original

 

 

 

Veja outras palestras

Tribunal do Júri na Escola Superior de Advocacia da OAB SP

Tribunal do Júri na Escola Superior de Advocacia da OAB GO

 

Júri Dr. Waldiner Alves da Silva

2015 © Todos os direitos reservados

Rua Dr. Costa Aguiar, 698 - mapa
5º Andar Sala 508 - Centro - Campinas/SP
(19) 3237-9900 / 9.9771-6080 / 9.9239-3926


Desenvolvimento
Desenvolvido por Apoioweb